VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Plantas Carnívoras / Planta Carnívora - Drosera Regia
Planta Carnívora - Drosera Regia

Matéria: Planta Carnívora - Drosera Regia

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

é uma planta carnívora do gênero Drosera, endêmica de um único vale na África do Sul. O nome do gênero Drosera vem da palavra grega droseros, que significa coberto de orvalho. O epíteto específico regia é derivado do latim e significa real, uma referência à aparência impressionante da espécie.

Descrição da planta carnívora Drosera Regia

São plantas herbáceas muito grandes que produzem rizomas lenhosos horizontais e uma coroa de grandes folhas lineares de até 70 cm de comprimento e 2 cm de largura. As folhas possuem glândulas em forma de haste (tentáculos) em sua superfície superior ao longo de quase todo seu comprimento. As folhas não possuem pecíolos nem est
pulas, emergindo por vernação circinada (desenrolar) e afunilando para uma ponta filiforme.
Os tentáculos e a folha em si são capazes de reagir à presa dobrando em direção ao inseto pela mucilagem pegajosa produzida pelas glândulas. As folhas são capazes de dobrar-se várias vezes. Cada folha pode possuir milhares de tentáculos, o que pode ajudar na captura e retenção de presas relativamente grandes. Sabe-se que, em seu habitat nativo, a D. regia captura grandes besouros, mariposas e borboletas. As plantas ficam dormentes durante a estação mais fria e formam um broto letárgico, que consiste num conjunto apertado de pequenas folhas imaturas.

As plantas começam a emergir da letargia em meados de julho com uma típica estação de crescimento que se estende de outubro a abril, embora isto seja variável e alguns exemplares podem continuar a crescer durante todo o ano sem passar por qualquer período de dormência. As folhas morrem, mas permanecem anexas ao tronco, que é curto, e com as folhas enegrecidas dos anos anteriores que protegem a parte inferior da planta.
Os rizomas lenhosos produzidos pela planta são uma das características incomuns que ela compartilha apenas com a Drosera arcturi do mesmo gênero; a ausência de rizomas lenhosos em todas as outras Drosera é freqüentemente citada como uma indicação da suposta linhagem ancestral de Drosera regia e Drosera arcturi. A Drosera regia também tem poucas raízes espessas e carnudas, as quais possuem pelos radiculares nas extremidades da raiz com cerca de 20 cm. A reprodução assexuada das plantas maduras ocorre normalmente após a floração, com novas plantas brotando do rizoma e das raízes. Depois de um incêndio, normalmente brotam novas plantas a partir das raízes que não foram danificadas.
A Drosera regia floresce em janeiro e fevereiro, produzindo escapos de até 40 cm de comprimento. Os escapos emergem verticalmente, de todos os outros escapos do gênero Drosera, com exceção da Drosera arcturi. Os escapos consistem de dois ramos primários e comportam de 5 a 20 (algumas vezes 30) flores rosadas sem aroma com pétalas de 2 a 3 cm de comprimento. As brácteas são pequenas, com alguns tentáculos de pequenas dimensões. Cada flor tem três pistilos que emergem do topo do ovário e se estendem para além dos cinco estames eretos de 15 mm de comprimento, que circundam o ovário. Esta disposição minimiza a probabilidade de auto fecundação.
As características incomuns que a separam das outras espécies do gênero incluem o rizoma lenhoso, pistilos não divididos e o pólen operculado. A Drosera regia compartilha outras características com outra variedade robusta da Tasmânia, a Drosera arcturi, incluindo a falta de estípulas e pecíolos e o crescimento não circinado do escapo.

Como cultivar a planta carnívora Drosera Regia

Todo o crescimento delas ocorre nos meses da primavera até o verão e no final do outono as plantas entram em dormência; nos meses de inverno, as folhas do ano anterior vão morrer e devem ser removidas até agosto para permitir novos crescimentos.

Solo ideal para o cultivo da planta carnívora Drosera Regia

Elas não possuem um crescimento realmente rápido e podem viver por muitos anos com os devidos c...

Ir para a página:


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797