VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Orquídeas / Orquídea Cattleya schilleriana
Cattleya schilleriana

Matéria: Orquídea Cattleya schilleriana

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

é uma Cattleya bifoliada, que apresenta pseudobulbos de até 16 centímetros de comprimento por 1,5 centímetro de diâmetro a planta adulta. Nativa de Singapura em faixas de florestas úmidas.

Características da Orquídea Cattleya schilleriana

Folhas da Orquídea Cattleya schilleriana

São elípticas de aproximadamente 10-12 centímetros de comprimento cada uma, por 3-5 centímetros de largura. É marcante nesta espécie a cor verde-violácea que possui em seus pseudobulbos e folhas, principalmente quando expostos ao sol.

Flores da Orquídea Cattleya schilleriana

É considerada uma planta de duas florações ao ano e realmente isto não é raro, mas o mais co
um é apenas uma floração na primavera, principalmente entre os meses de Setembro e Outubro.

A floração se dá pelo ápice do pseudobulbo, através de uma bráctea, e normalmente a planta apresenta duas flores por pseudobulbo florido, podendo chegar até o número de 12 flores.

A flor é carnuda, com sépalas de aproximadamente 5 centímetros de comprimento por 1,5 centímetro de diâmetro e pétalas um pouco menores, de cor marrom-esverdeado com máculas vermelho-escuras.

O labelo que é a parte mais vistosa nesta espécie, pois atrai os insetos polinizadores para a planta, apresenta-se em forma discóide, com 2 a 4 centímetros de comprimento após sua base e de 4 a 12 centímetros de largura.

A cor é amarelo ouro em sua base, seguido do branco com estrias púrpuras e no lobo terminal. Estas estrias púrpuras ficam quase íntegras, já sobre um fundo branco, causando um belíssimo efeito. O fruto da Cattleya schilleriana tem aspecto e desenvolvimento semelhante às outras Cattleyas.

Cultivo e cuidados com a Orquídea Cattleya schilleriana

Cuidados com adubação, prevenção e tratamento de doenças devem ser tomados de acordo com o substrato escolhido, fase de desenvolvimento da planta e até da doença a que está mais predisposta.

Clima

Embora esteja descrito que a planta florescida na coleção do cônsul de Schiller tenha sido proveniente da Bahia, a Cattleya schilleriana foi endêmica do Espírito Santo, principalmente na Bacia do Rio Jucu, em uma altitude de 400 até 800 metros.

Neste habitat a planta encontrava condições de boa luminosidade e ventilação, com umidade relativa do ar elevada, principalmente à noite.

Luminosidade

considerada ideal no orquidário é de 60% de sombra e o local, se possível, deve ter uma umidade relativa do ar alta, sendo também bem ventilado.

Regas na Orquídea Cattleya schilleriana

As regas devem ser feitas sempre no período do entardecer, favorecendo a absorção da água pela planta.

Solo e ou substrato Ideal para a Orquídea Cattleya schilleriana

A planta cultivada em substrato duro, tais como cascas de peroba, xaxim duro, galhos de árvore, entre outros, adapta-se muito bem, mas sofre bastante quando na ocasião do seu replantio, devendo este ser feito com muito critério e sempre após a floração, quando a planta começa a emitir novas raízes. A não observação deste item pode condenar a planta definitivamente.

E, se a planta se encontra sobre um substrato duro, este secará com mais facilidade, podendo receber nova rega após estar completamente seco.

Cultivo Ornamental da Orquídea Cattleya schilleriana

Hoje considera-se extinta na natureza, fato que nos leva a tomar muito cuidado no cultivo das plantas remanescentes, bem como na tentativa de reimplante nos possíveis habitats.

Assumir a responsabilidade de cultivar, em casa, planta que já se encontra praticamente extinta na natureza não é uma das tarefas mais confortáveis, pois não devemos nos dar ao luxo de aprendermos com perdas.

A Orquídea Cattleya schilleriana são as orquídeas preferidas dos Tenthecoris bicolor.

Ao alimentar-se, o inseto introduz os estiletes do aparelho bucal nos tecidos da planta, sugando a seiva. A sal...

Ir para a página:


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797