Você está em: Página inicial / Matérias: / Cactos e Suculentas / Flor de Cera - Hoya maxima
Hoya maxima

Matéria: Flor de Cera - Hoya maxima

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

É uma planta epífita nativa de Tangkoko, Sulawesi locais de altitude de 1.200m do nível do mar.Nesses locais há muita umidade relativa do ar, chegando muitas vezes a 100% de umidade devido as nuvens que se formam nestas alturas das florestas, estas camadas de nuvens fazem com que o local nunca se seque.

Características da Flor de Cera - Hoya maxima.

Esta planta é também conhecida como hoya imbricata e Conchophyllum maximum, é uma epífita com hastes longas e finas que se grudam a troncos e ramos de árvores e que suportam grandes raízes suculentas, como folhas medindo de cerca de 10 centímetros de diâmetro em algumas variedades, elas se agarram as superfícies verticais d
s troncos para crescerem.

Essas folhas normalmente crescem bastante próximas, ligeiramente sobrepostas como telhas de telhados ou escamas de peixe. As formigas colonizam os espaços abaixo dessas folhas, muitas vezes usando folhas adjacentes para servir como viveiros, armazenamento de alimentos e outros quartos ou câmaras especializadas para a colônia de formigas. Os espaços sob as folhas sobrepostas também podem servir como uma estrada protegida, através da qual as formigas podem viajar do solo até os galhos superiores das árvores da floresta.

Esta Hoya produz raízes ao longo do comprimento das hastes - Aqueles que estão localizados logo abaixo das folhas absorverão nutrientes dos detritos da colônia de formigas - fornecendo a planta uma parcela significativa de sua fertilização. A planta também pode absorver uma porcentagem significativa do dióxido de carbono exalado pelas formigas - fornecendo a planta carbono vital necessário na produção de açúcares, proteínas e lipídios.

Como cultivar a Flor de Cera - Hoya maxima

A maioria das espécies de formigas das latitudes do norte não colonizaria esta planta. Cultivada dentro de casa, particularmente quando cultivado em um ambiente mais ou menos selado, as chances de formigas colonizarem esta espécie são praticamente nulas. Talvez sua reputação como uma planta formiga funcione contra ela. Fornecer ambiente com temperaturas quentes durante todo o ano, alta umidade e bastante iluminação.

Como plantar, regar e adubar a Flor de Cera - Hoya maxima

Geralmente quando fornecemos um suporte rígido o suficiente para que as folhas se apertem junto a um tronco de árvore por exemplo, ela encontra seu meio de escalar naturalmente, isso assegura um bom contato com o meio crescente, pelo menos até que as raízes se estabeleçam o suficiente para manter as novas folhas em

Num vaso de terra cota de 20 a 30 cm de diâmetro, mistura de vasos de orquídeas composta principalmente de casca de coco descascada e casca de cortiça. Esta mistura mantém a umidade muito melhor e pode proporcionar condições mais húmidas sob as folhas do que a placa de cortiça. Ela não aprecia ficar com o solo encharcado.

Regue a planta a cada dois ou três dias para manter o solo apenas úmido sem encharcamento. Quando o vaso ficar mais leve ao ser levantado é hora de regar. Alguns borrifos de água na planta diariamente ajuda a manter a umidade ideal. Ela floresce bastante se cultivada num ambiente de alta iluminação e calor médio de 25°C.

Os pedúnculos sem flores não devem ser podados, pois florescerão no próximo ano. Deve ser cultivada sob meia sombra ou intensa iluminação difusa, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.

Adube mensalmente com um adubo equilibrado tipo NPK – 10-10-10, ou próprios para suculentas e cactos, seguindo as recomendações de dosagem do fabricante.

Como combater pragas e doenças na Flor de Cera - Hoya maxima

Seu hábito de crescimento distintivo, folhagem atrativa flores atraentes peludas e suas fascinantes adaptações para viver simbióticamente com formigas tornarão o destaque em qualquer jardim. E é, sem dúvida, a mais atraente planta de formigas. Esta esp...

Ir para a página:


Fale Conosco
Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797