VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Árvores e Arbustos / Árvore Sapotizeiro
Sapotizeiro

Matéria: Árvore Sapotizeiro

Autor - Fonte: Não informado

O Sapotizeiro ou sapota é uma árvore da família Sapotaceae que produz um fruto comestível chamado sapoti ou sapota, as plantas que produzem frutos ovais são chamadas de sapoti; as que produzem frutos arredondados, de sapota.
É originária da América Central, desenvolvendo-se em regiões de clima subtropical da Ásia, América e Oceania. Considerado como uma árvore exótica o sapotizeiro - Achras zapota L. Dicotyledonae, Sapotaceae – tem variedades que não estão bem definidas e são distinguidas pela forma da copa e dos frutos cujo sabor é idêntico.

Características da Árvore Sapotizeiro

Seu porte varia de 6 a 15m de altura, com ramos numerosos que compõem uma copa
frondosa e ovalada.

Um sapotizeiro adulto produz de 1.000 a 3.000 frutos por pé e por ano; pomares com plantas enxertadas iniciam produção aos 4 anos, outros com 6 anos de vida.

A madeira do tronco do sapotizeiro é utilizada em carpintaria; o látex do tronco e ramos é utilizado para fabricação de chicletes (goma de mascar). A árvore, pelo porte, diversidade da copa e sombra que fornece, é digna de ser plantada em parques e jardins.

Flores da Árvore do Sapotizeiro

flores isoladas (na axila das folhas) e com 6 estames férteis

Folhas da Árvore do Sapotizeiro

As folhas do Sapotizeiro ao alternadas de verde escuras e seu tronco é curto de cor pardo-acinzentado.

Frutos da Árvore do Sapotizeiro

O fruto é uma baga globosa - ovóide, elipsóide - com 6 a 10cm de comprimento, 3 a 6cm de diâmetro, peso de 100 a 500g.

Tem casca fina frágil, áspera ao tato e cor pardo-amarelada; a polpa do fruto maduro é carnuda, sucosa, creme-amarelada de sabor adocicado, sem acidez, que envolve sementes. Estas são de cor pardo-escura a preta brilhante, de forma achatada, com 2cm de comprimento x 1cm de largura, em número de 4 a 12.

O Sapoti é rico em açúcar, de sabor agradável, sua polpa é utilizada na confecção de doces, refrescos, conservas, geléias, xaropes ou consumida fresca.
Atribue-se à casca do fruto propriedades tônicas e febrífugas; o pó da semente é utilizado no combate às infecções renais, é matéria prima para obtenção de glicose e pectina. Pelo aroma e sabor do fruto ele tem sido comercializado nos mercados regionais à preços relativamente altos (com maior percentual de consumo do produto fresco ao natural). A composição por 100g. É: calorias (96), proteínas (0,7g.), cálcio (29g.), ferro (1,2mg), Vitamina B1 (o,01mg), Vitamina B2 (0,01mg) e Vitamina C (13mg).

Cultivo e cuidados com a Árvore Sapotizeiro


O plantio deve ser efetuado no início do período chuvoso, retirar sacos plásticos das mudas, colocar torrão na cova, comprimir terra em volta dele, irrigar com 15 litros de água, fazer bacia com terra e cobrir com palha seca ou capim seco sem sementes.

Primeiramente fazer a aração, 2 gradagens, aplicação de calcário dolomítico (metade antes da aração e outra metade antes da 1ª gradagem). Essas operações iniciam-se 90 dias antes do plantio.
As covas para o plantio da árvore sapotizeiro devem ter dimensões 40 cm x 40 cm x 40 cm. Na sua abertura separar a terra dos primeiros 15 cm. Misturar 15 litros de esterco de curral e 250-500 g de calcário dolomítico a um pouco de terra separada e lançar ao fundo da cova 30 dias antes do plantio; um pouco antes do plantio misturar 500 g de super fosfato simples, 100 g de cloreto de potássio ao restante da terra separada e lançar na cova.

Clima ideal para a árvore sapotizeiro

Planta de regiões quentes (clima tropical e subtropical), requer temperatura média anual entre 25ºC e 28ºC, chuvas acima de 1.000mm/ano bem distribuídas, ampla luminosidade, umidade relativa do ar em torno de 80%. Resiste à seca, a ventos secos e fortes, à geada e à temperaturas baixas.

Regas para Árvore Sapotizeiro

Irrigar em áreas semi-áridas do Nordeste.

Solo ideal para a Árvore S...


Ir para a página:


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797