VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Orquídeas / Orquídea Cattleya amethystoglossa
Cattleya amethystoglossa

Matéria: Orquídea Cattleya amethystoglossa

Autor - Fonte: Não Informado

É uma orquídea genuinamente brasileira originária do Espírito Santo, leste de Minas Gerais, Pernambuco e, principalmente, sul da Bahia, maior centro de dispersão desta planta.

A Orquídea Cattleya amethystoglossa é uma planta com rizoma robusto e longos pseudobulbos sulcados que podem passar de um metro de comprimento, suportando duas ou três folhas grossas de aproximadamente 15cm.

Características da Orquídea Cattleya amethystoglossa

Planta robusta epífita ou rupícola com pseudobulbos cilíndricos e vincados de até um metro de altura.

Folhas da Orquídea Cattleya amethystoglossa

Portando duas ou três folhas de 15 centímetros de comprimento, coriáceas, arre
ondadas e de cor verde escuro acinzentado.

Flores da Orquídea Cattleya amethystoglossa

Época de floração é de Agosto a Outubro.
O curioso é que as flores da Orquídea Cattleya amethystoglossa do segundo habitat descrito (centro-sul da Bahia) sempre florescem em Maio e duram somente dois ou três dias.

Hastes florais da Orquídea Cattleya amethystoglossa são de 15 cm de altura que surgem do ápice dos pseudobulbos e base das folhas, portando até 15 flores.

Flor de sete centímetros de diâmetro com pétalas e sépalas de cor rosa densamente salpicadas de púrpura. Labelo em forma de istmo com lóbulos laterais, cobrindo a coluna e na cor ametista. Sua duração média é de quinze dias.


Cultivo e cuidados com a Orquídea Cattleya amethystoglossa


Precisam de muita umidade, boa drenagem da água, e boa ventilação.
Seu principal habitat é no sul da Bahia, em uma altitude entre 900 e 1 200 metros, matas altas e claras na Serra do Mar e muito chuvoso nos meses de verão. Entre Julho e Outubro, o local fica sujeito a seca, formando um tapete de folhas secas com aproximadamente meio metro de altura.

A Orquídea Cattleya amethystoglossa aparece vegetando sobre coqueiros em pastos próximos ao Parque Nacional do Pau-Brasil.

Outro habitat da Orquídea Cattleya amethystoglossa é mais ao centro do sul da Bahia e próximo a Serra do Sincorá - fica a 900 metros de altitude, região paupérrima em vegetação e com longa duração de violenta seca. Nas margens de um rio (seco) vegetam touceiras de Orquídea Cattleya amethystoglossa, às vezes com mais de trinta pseudobulbos e com mais de um metro de altura. Todos com folhas e com pouca desidratação. Ela aparece também na Serra do nordeste de Minas Gerais e ao norte do Espírito Santo.

Clima

A Orquídea Cattleya amethystoglossa suporta temperaturas entre 10 e 35 graus. Sugiro protegê-la do frio nos dias mais rigorosos do inverno.

Luz

Sugiro cultivo da Orquídea Cattleya amethystoglossa com sombreamento em torno de 40%.

Regas

Regas diárias na época da vegetação de novos pseudobulbos. No restante do ano há poucas regas.
Durante a floração também há poucas regas.

Solo Ideal para Orquídea Cattleya amethystoglossa

Ao copiar seu principal habitat, sua cultura, em vasos de barro com xaxim desfibrado e pendurados a altura próxima de um metro de tela de setenta por cento, tem sido bem-sucedida.
Se você mora em região de clima quente, a melhor forma de cultivar a Orquídea Cattleya amethystoglossa ela deve ser fixada em árvores, ou então em cascas, troncos ou galhos, e com muitas raízes expostas. Palmeiras são ótimas para esta finalidade.

Se sua opção for cultivar esta planta em vaso ou caixeta, então utilize um substrato confeccionado com partes iguais de casca de pinus, carvão vegetal e pedra brita.

Cultivo Ornamental da Orquídea Cattleya amethystoglossa


Principais variedades da Orquídea Cattleya amethystoglossa
Orlata - Pétalas e sépalas pintalgadas de cor ametista. Labelo cor de ametista com lóbulos laterais cobrindo a coluna e suas margens de cor ametista.

Salmonea - Pétalas e sépalas de cor salmão e rosadas. Algumas apresentam pouca pinta púrpura.

Aurea - Pétalas e...

Ir para a página:


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797