VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Plantas e Jardim / Como cultivar e cuidar de Rosas
Cultivar e cuidar de Rosas

Matéria: Como cultivar e cuidar de Rosas

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

A rosa é um arbusto de folhas semi-decíduas em algumas regiões de clima mais ameno. Florescem da primavera ao outono e são muito exigentes em fertilidade do solo, luz e permeabilidade do substrato.

Cultivadas mundialmente, as rosas contam com uma infinidade de tipos. As mais comuns são as roseiras tradicionais, as minirosas, as roseiras trepadeiras e as roseiras pendentes, cada qual com sua cor e beleza encantadora.

Para mantê-las sempre belas e saudáveis, devemos seguir um passo a passo nos cuidados desde o plantio, como a escolha do vaso ideal, do substrato, da adubação, da rega, do clima e iluminação, da poda e do combate as pragas e doenças nas roseiras.

O vaso ide
l para plantar rosas.

Escolha um vaso com boas dimensões cerca de 30 cm de profundidade e 30 cm de largura.

Isso vai ajudar as raízes a se espalharem com mais facilidade para absorver a quantidade necessária de nutrientes e sua roseira florir.

Vasos de cerâmica, ou plantadas diretamente no solo do jardim, ajudam a eliminar o possível encharcamento de suas raízes.

O solo ideal para cultivar rosas.

Usar húmus de minhoca, que tem um PH um pouco mais alcalino que beneficia a roseira.

Para uma boa drenagem usar areia, na proporção de 4 partes de substrato para uma parte de areia.

Adicionar adubo de aves, cerca de 150 gramas por vaso de tamanho médio.

Se o recipiente for de cerâmica ou cimento será conveniente a proteção interna das paredes com uma substância de vedação para concreto usadas na construção civil. Adquire-se em lojas de materiais de construção. Passar duas camadas, deixa secar bem para a volatilização dos solventes. Proteger o fundo do vaso com pedrinhas ou um pedaço de geomanta.

Colocar um punhado de areia para aumentar a permeabilidade das regas. Colocar parte do substrato.

As roseiras costumam vir de viveiros em sacos plásticos ou vasos de cultivo: cortar o recipiente evitando ao máximo danificar as raízes. Acomodar o torrão no vaso, preencher as laterais com a mistura feita de substratos.

Apertar de leve para compactar um pouco. Regar bem.

Como preparar o vaso para plantar rosas.

Adicione argila expandida ou brita no fundo do vaso; encima da argila expandida acrescente a manta de bidim ou manta de poliéster para ajudar na drejangem correta. Adicione o solo rico em matéria orgânica e desfaça um pouco do torrão com as mãos para que as raízes se adaptem mais rapidamente ao vaso. Para dar acabamento ao vaso e também para evitar que ervas daninhas apareçam adicione casa de pinus ou pedrinhas de aquário coloridas.

Como regar as roseiras.

A roseira não aprecia encharcamento, as regas logo após o plantio servem para aclimatar a planta no local, depois espaçar e diminuir a quantidade de água.

Inicialmente, as regas das roseiras devem ser feitas quase que diariamente, porém, durante o inverno, elas deverão ser feitas apenas duas vezes por semana. Entre uma rega e outra, o solo precisa estar um pouco seco, sem estar encharcado. Esses cuidados são importantes para que a planta não se afogue, gerando o aparecimento de fungos. Além disso, apenas a terra deve ser molhada, evitando-se cobrir a parte aérea com água.
Regue sua roseira sempre no período de sol mais quente, essa é a dica de muitos cultivadores, pois incentiva a floração e também ajuda na proteção de invasão de fungos e bactérias nas raízes, sendo que até a noite opois até a noite o substrato já deverá estar seco.

Clima e iluminação ideal para cultivar rosas

As rosas devem receber sol direto, evitando ficarem na sombra, cantos escuros ou em ambientes internos. Já a temperatura ideal ajuda para o bom desenvolvimento da rosa. A luminosidade é importante para uma boa floração da roseira. Coloque sua muda ao sol, para incentivar a floração. Ela deve ser amena, sem excesso de frio ou de calor.

A concorrência de nutrientes é muito grande, a rose...

Ir para a página:


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797