VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Plantas e Jardim / Avencas
Avencas

Matéria: Avencas

Autor - Fonte: Internet

São plantas simples de cuidar, esta folhagem de pequeno porte dificilmente passa de meio metro de altura, de nome científico Adiantum capillus veneris e nativa das Américas, essa planta é muito cultivada devido a delicadeza de seus numerosos folíolos, subdivisões das folhas, e também sua utilidade para a confecção de chás com algumas propriedades medicinais.

Folhas da Avenca

É uma folhagem linda da família das samambaias. Ela não dá flores, mas sua beleza está nas cores, na textura e na delicadeza das folhas.

Cultivo e cuidados com a Avenca

O ideal é que as avencas sejam plantadas em vasos e colocadas em lugares dentro de sua casa,para poder ter um melhor c
ntrole do clima, no entanto, se você mora em um local que não possui estações muito geladas e dispõe de áreas protegidas de vento e sol direto em seu jardim, pode também tentar cuidar de avencas no exterior a sua casa.

As avencas são plantas que necessitam de certas condições para viverem bem, por isso são geralmente plantadas em vasos dentro de casa onde temos uma menor variação de clima e podemos tratar melhor dessa delicada planta.

Clima

As avencas não suportam ventos diretos e excessivos. O local ideal, portanto, são os cantinhos úmidos e com sombra, mas com boa luminosidade.

Luz

Se a avenca ficar somente à sombra, corre-se o risco da propagação de pragas e/ou doenças, além da perda gradual de sua coloração esverdeada intensa e do atrofiamento de suas folhas. Dessa forma, é fundamental que tenhas o hábito de ir girando o vaso de planta para que todas as partes dela recebam a luminosidade adequada e para que ela se mantenha sadia.

Regas

As irrigações farão o papel de fazer com que o adubo penetre na terra e chegue as raízes, isso garantirá que a planta tenha nutrientes para manter-se sempre saudável.
Garanta uma boa umidade no solo, sem encharcar, regando sempre que o solo apresentar-se muito seco.

Solo Ideal para a Avenca

Mistura de solo ideal para as Avencas tanto para vasos como para canteiros são, 1 parte de areia, 1 parte de terra vegetal e 1 parte de pó de xaxim. Essa mistura é leve, retém umidade, mas apresenta boa drenagem.

Adicione um pouco de adubo orgânico semestralmente sobre o substrato da planta, porém não encostado a seu caule.
Faça adubações periódicas com adubo orgânico ou fertilizantes líquidos, mas sempre seguindo a orientação da embalagem do produto;

Propagação

Como multiplicar as Avencas? Por divisão de touceiras! Um vaso de avenca bem cheio pode render várias mudas. É só separar as touceiras com muito cuidado para não prejudicar as raízes, que são bem frágeis. Plante a muda imediatamente, pois a avenca perde umidade muito rápida.

As avencas soltam alguns esporos (pontinhos que se desenvolvem no verso de suas folhas), conforme vai se desenvolvendo. E os esporos vão se soltando das plantas, quando amadurecem, o que dará origem a novas brotações, desde que encontre um lugar propício que cumpra todas as suas exigências. Mas, você pode auxiliar no processo de liberação dos esporos e aumentar o seu cultivo.

Para isso, raspe os esporos suavemente com uma gilete ou com uma faca. Deixe uma folha de papel ou um pedaço de tecido embaixo para aparar os esporos que forem caindo. Daí, basta distribuir os esporos em outro vasilhame com adubo, cobri-los com um plástico ou papel filme transparente, mantendo-os à sombra e aguarde o surgimento dos brotos.

Esporos são aqueles pontinhos que se distribuem no verso das folhas e, quando maduros, escurecem e soltam-se com facilidade. Isso explica a facilidade com que as avencas se espalham na natureza.

Poda

Faça também podas de limpeza ao cuidar de avencas, sempre que notar a proliferação de galhos secos ou mortos.
Evite o acúmulo de folhas secas e velhas. Para isso, tenha por hábito podar as plantas e facilite o surgimento de novos ...

Ir para a página:


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797