VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Cactos e Suculentas / Flor de Cera
Flor de Cera

Matéria: Flor de Cera

Autor - Fonte: Não Informado

Hoya carnosa nem sempre ela se chamou assim, no ano de 1805 Lineu atribuiu a essa planta o nome de Asclepias carnosa no Supplementum Plantarum sendo que o nome atual foi dado por Robert Brown em 1811. Conhecida popularmente como flor de cera, a Hoya carnosa, é uma planta do tipo cipó que possui flores pequeninas e que tem aspecto de cera. Originária de países como Austrália e China, essa planta, tem ciclo de vida perene apresentando crescimento lento. Uma planta dessas pode atingir até 5 metros de altura com poucas ramificações.

É importante destacar que a beleza extraordinária da Flor de cera - Hoya carnosanão é a única característica que faz dela uma planta especial, essa
lanta exala um perfume extraordinário durante a noite. Observando de perto as inflorescências dessa planta é possível verificar a existência de gotículas de um néctar viscoso que a planta segrega.

Características das Folhas da Flor de cera - Hoya carnosa

Geralmente essa planta possui folhas opostas que são carnosas, coriáceas e com boa espessura. Podem ser encontradas variedades de folhas retorcidas com tonalidades de branco e/ou amarelo.

Flores da Flor de cera - Hoya carnosa

As flores que compõem a Hoya carnosa têm sua coloração entre brancas e rosadas tendo aspecto duradouro e pendente. As flores crescem de tal forma próxima uma das outras, que parecem formar um buquê na planta. São flores bastante perfumadas que costumam aparecer nos meses de primavera e verão.

Cultivo e cuidados com a Flor de Cera - Hoya Carnosa

Clima e luminosidade ideal

A faixa de temperatura ideal para o cultivo da flor de cera cultivar fica entre 16°C e 30°C tendo preferência por climas tropical, subtropical e equatorial.Embora a Flor de Cera - Hoya carnosa goste de luminosidade é importante que a planta não seja exposta ao sol nas horas mais quentes do dia, isso pode queimar as pétalas das flores. A recomendação é deixa-la tomar sol durante as primeiras horas da manhã. Você pode cultivar a sua Hoya carnosa dentro de casa desde que a deixe próxima a uma janela durante as primeiras horas de sol do dia.

Regas e solo ideal

Trata-se de uma planta que necessita de regas constantes, contudo, é importante atentar para que o solo esteja razoavelmente seco antes de molhar novamente. O vaso ou floreira onde o cultivo será feito deve ter boa drenagem. Nos meses de primavera e verão as regas devem ser mais intensas.
Durante os meses mais frios do ano a Flor de Cera - Hoya carnosa pode passar por um estado de semidormência, mesmo assim não se pode deixar de regar. A recomendação nesse caso é verificar quando a terra estará razoavelmente seca. Uma dica é ficar de olho nas folhas da planta, quando elas ficam enrugadas é hora de regar. O solo mais indicado para esta espécie é um solo fértil combinado com composto de matéria orgânica junto com adubo tipo NPK. Adicionar areia no final da cova é uma boa maneira de garantir uma melhor drenagem para a sua planta. Faça uma vez por ano a adubação por cobertura para assegurar o crescimento saudável da Hoya carnosa.

Propagação e poda

A maneira mais interessante de fazer a propagação da Flor de Cera - Hoya carnosa é através de ramos com folhas uma vez que as gemas oferecem melhor capacidade de enraizar. Em alguns casos basta tocar as folhas no solo para que elas criem raízes. O melhor momento para fazer a propagação da Hoya carnosa é quando não está florescendo, pois assim se evita estressar a planta.
Cuidado para remover as folhas mortas ou hastes da Flor de Cera - Hoya carnosa nas quais elas estão, pois na estação seguinte é bem provável que as mesmas irão florescer novamente. A melhor forma de podar essa planta é através da haste principal para que se torne mais propício o crescimento nas laterais.

Cultivo Ornamental da Flor de Cera - Hoya Carnosa

Quem está pensando em cultivar essa planta com finalidades ornament...

Ir para a página:


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797