VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Orquídeas / Orquídea Vanda
vanda

Matéria: Orquídea Vanda

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

O ambiente ideal para as Vandas deve ter calor, muita luz, circulação de ar e muita água. Seu habitat natural são as regiões pantanosas da Ásia, regiões estas semelhantes aos mangues daqui do Brasil, locais que mesmo quando não chove há muita umidade no ar. As orquídeas Vanda são consideradas as mais belas da família orquidácea.

Características da Orquídea Vanda

Folhas da Orquídea Vanda

O gênero tem um hábito de crescimento monopodial com folhas altamente variáveis de acordo com o habitat . Alguns têm folhas planas, tipicamente largas, ovóides (folhas de fita), enquanto outras têm folhas cilíndricas (terete), carnudas e adaptadas a períodos secos. As
astes dessas orquídeas variam consideravelmente em tamanho.

Perdas das folhas de baixo (próximas as raízes) é sinal de falta de água, cuidado, pois ela pode morrer.

Flores da Orquídea Vanda

Suas flores são vistosas, perfumadas, duradouras e intensamente coloridas Quando as condições do ambiente são ideais, sua floração ocorre de 3 a 4 vezes ao ano e suas flores de cores que variam do amarelo, vermelho, rosa, roxa, alaranjado e amarelo duram por 30 dias.Suas flores variam muito de tamanho e são cobertas por pintas, listas e manchas em tons degrade.

Cultivo e cuidados com a Orquídea Vanda

Vandas são orquídeas monopodiais (crescem na vertical) e epífitas (entrelaçam suas raízes em outras plantas para sua fixação), desta forma, as raízes aéreas devem ficar soltas. A melhor forma é suspendê-las em cestas plásticas ou de madeira, usando um arame.

O ambiente ideal para a orquídea Vanda deve ter calor, muita luz, circulação de ar e muita água. Seu habitat natural são as regiões pantanosas da Ásia, regiões estas semelhantes aos mangues daqui do Brasil, locais que mesmo quando não chove há muita umidade no ar. As orquídeas Vanda são consideradas as mais belas da família orquidácea.

Clima

Se a sua Orquídea Vanda estiver num clima de temperatura inferior a 15 graus ela pode entrar em repouso ou ficar estagnada por muitos meses, então ela não irá crescer e nem florir, agora se a temperatura estiver entre 30 graus ou mais, se deve manter o chão molhado, pois essa atitude aumenta a umidade do ar ao redor dela. Temperatura alta para as Vandas somente é tolerado quando há umidade no ambiente.

Luz

Se uma Vanda adulta, bem enraizada, com folhas de igual dimensão do topo à base, que está em clima adequado e temperaturas maiores que 18 graus, não florescer, é porque faltou iluminação ou/e rega constante ou a adubação de manutenção e de floração.

Regas

A orquídea Vanda precisa receber bastante água direto nas raízes, mas não gostam de ficar molhada muito tempo, e isso, pode causar o apodrecimento das raízes o que levará a sua morte.
Quando as raízes estiverem longas e em excesso significam que o ambiente está um pouco seco ou as regas estão insuficientes.
Quando as raízes da sua orquídea Vanda estiverem curtas e ela saudável, estará recebendo a umidade certa.

Solo Ideal para a Orquídea Vanda

A Vanda dispensa substrato, ela gosta de suas raízes soltas, você pode amarrar ela em uma árvore, em um pedaço de madeira, fixe-a voltada para o lado norte, ou colocar ela em um vaso especial para elas, ou faça você mesmo o seu vaso, ele deve ser com buracos grande no fundo e na lateral para que suas raízes fiquem soltas para receber a umidade e claridade absorver energia.

O vaso para as Vandas serve apenas como um suporte de fixação, algumas delas cultivamos até mesmo sem vaso.
Se for plantar em vaso ou cachepô de madeira, ele deve servir apenas de base e não deve ter substrato. Atenção! Nunca enterre suas raízes!

Perturbando ou danificando as raízes das grandes e maduras plantas de orquídeas vandáceas e, em particular, as espécies de Vanda e Aerides , podem resultar em plantas que falham em flores e diminu...

Ir para a página:


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797