VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Flores / Flor de Lótus
Flor de Lótus

Matéria: Flor de Lótus

Autor - Fonte: Equipe Florisbella

Nelumbo Nuciferea é uma flor cujo simbolismo está associado a pureza pois, esta linda flor, apesar de nascer e viver na lama, mantém-se bela e imaculada.

Nelumbo nucifera é uma planta aquática da gênero Nelumbo, conhecida popularmente como lótus, flor-de-lótus, loto-índico e lótus-índico. Apesar disto, esta planta não integra a família Nymphaeaceae (Nymphaeales), onde estão classificados a maioria dos lótus, fazendo parte da família Nelumbonaceae (Proteales).

Características da Flor de Lótus – Nelumbo Nucifera


Trata-se de uma planta nativa da Ásia, habitante de cursos de água lentos ou lagoas de água doce, vivendo a pouca profundidade. É enraizada no
undo lodoso por um rizoma vigoroso, do qual partem grandes folhas arredondadas, sustentadas acima do espelho de água por longos pecíolos.
Sua principal característica é que o caule e a raiz dessa espécie vegetal ficam embaixo d’água, enquanto as flores ficam flutuando.

Folhas da Flor de Lótus – Nelumbo Nucifera

As folhas da Flor de Lótus – Nelumbo Nucifera se destacam por conseguirem se auto limparem, isto é, elas possuem a capacidade de repelir a poeira e os micro-organismos sozinhas. As folhas apresentam formato circular, sendo bastante similar a pétalas.

Flores da Flor de Lótus – Nelumbo Nucifera

A Flor de lótus produz belas flores rosadas ou brancas, grandes e com muitas pétalas. É conhecida pela longevidade das suas sementes, que podem germinar após 13 séculos.

As flores chegam a tem 25 centímetros de diâmetro, e são solitárias. Geralmente essa planta floresce na época da primavera, e a flor fica aberta durante 02 (dois) dias, para depois a flor perder todas as pétalas, permitindo que o fruto da Flor de Lótus fique exposto e a mostra. A flor exala um perfume muito agradável e suave, e pode ser utilizada na confecção de arranjos de flores. O desabrochar geralmente acontece nos meses de Dezembro e Janeiro, trazendo grande beleza aos locais onde a planta é cultivada.

Cultivo e cuidados com a Flor de Lótus – Nelumbo Nucifera


Trata-se de uma planta nativa da Ásia, habitante de cursos de água lentos ou lagoas de água doce, vivendo a pouca profundidade.

Clima

A Flor de Lótus – Nelumbo Nucifera é bastante sensível ao frio e à geadas.

Luz

Necessita estar exposta ao sol durante o maior período do dia.

Solo

É necessário que antes de colocar a semente da Flor de Lótus – Nelumbo Nucifera na terra úmida ou na lama seja feito um buraco nessa semente de forma que a água consiga penetrar.Colocando a semente furada na terra úmida ou na lama, ela irá brotar em um período de 04 (quatro) a 05 (cinco) dias, se tornando uma pequenina Flor de Lótus.

A partir do momento em que a semente brota, a Flor de Lótus cresce com muita velocidade. A condição de solo ideal para a semente brotar e germinar é que ela seja plantada em solo fértil junto a uma mistura que contem terra vegetal e húmus de minhoca, terra grossa e água.

Propagação

A Flor de Lótus é uma espécie vegetal que se multiplica de 02 (duas) maneiras: pela dispersão de suas sementes e pela divisão dos rizomas (tubérculos). A multiplicação por dispersão das sementes é uma das formas mais simples de reprodução das espécies vegetais, no entanto, no caso da Flor de Lótus, para que a semente brote e germine, é necessário que elas sejam furadas param que a água penetre na semente.

Cultivo Ornamental da Flor de Lótus – Nelumbo Nucifera


A flor de lótus é cultivada como planta ornamental em jardins aquáticos de todo o mundo.
É bastante rústica e praticamente não dá nenhum trabalho para quem cultiva. Apesar de serem plantas muito bonitas, devido as suas características, a Flor de Lótus não é utilizada para fins ornamentais.

Uma curiosidade sobre a Flor de Lótus é o fato das pétalas de suas flores não caírem,...

Ir para a página:


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797