VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Orquídeas / Vaso ideal para plantar orquídeas Phalaenopsis
Vaso ideal para plantar

Matéria: Vaso ideal para plantar orquídeas Phalaenopsis

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

Existem varias opções de vasos e material para plantar orquídeas, mas as Phalaenopsis gostam de umidade e fazem a fotossíntese pelas raízes. Nisso vale verificar o clima da sua região onde você irá cultivar a orquídea. Pois elas não podem ficar com as raízes encharcadas, pois certamente morrerão por isso você precisa encontrar o vaso ideal para plantar orquídeas Phalaenopsis e não correr esse risco.

O Tipo de vaso ideal para plantar orquídeas Phalaenopsis

Procure uniformizar o tipo de vaso. Se você usar vasos diferentes, tenha em mente que o tempo para eles secarem é diferente, e isso já vai dificultar a fazer uma boa irrigação (enquanto algumas estarão secas,
utras ainda estarão encharcadas).

O tipo do vaso é uma das pontas da estratégia para evitar que a orquídea fique encharcada, mas que também não fique seca muito rapidamente. Desta forma, se você usa um substrato que mantenha muita umidade, pode contrabalançar com um tipo de vaso que facilite a secagem e vice-versa.

Tamanho de vaso ideal para plantar orquídeas Phalaenopsis

Primeiramente é preciso conhecer o tipo de orquídea que será plantada. Vasos maiores demoram mais tempo para secar, para algumas espécies isso será perfeito, para outras será possivelmente a morte.

Outra coisa que precisa ser pensado na hora de escolher o tamanho do vaso é o tipo de substrato que será usado. Olhando para o tamanho da planta e tendo em mente a velocidade de crescimento dela, deve se usar um vaso que permita a planta crescer até a próxima troca de substrato o que ocorrerá dentro de um ou dois anos. Se o substrato que será usado irá durar dois anos, escolha um vaso que permita que a planta cresça por dois anos sem sair do vaso.

Profundidade de vaso ideal para plantar orquídeas Phalaenopsis

Se usar um vaso muito grande, talvez seja melhor que ele seja mais raso para que seque sem prejudicar o desenvolvimento das raízes.

Temos ainda o caso do vaso do Cymbidium (espécie muito comum de ser encontrada a venda em supermercados e floriculturas), esta espécie gosta de vasos bem profundos para se desenvolver, pois seu crescimento começa pelas raízes. Precisamos analisar qual espécie de orquídea será plantada e qual a forma de crescimento dela, horizontal, vertical, pendente e etc.

Os vasos de plástico

Existem inúmeras opções em vasos de plástico, desde os vasos cônicos comuns que são usados para violetas e crisântemos, até projetos de vasos que são exclusivamente projetados para orquídeas, visando maior aeração das raízes.
VANTAGENS: Baixo custo, menor retenção de sais, maior facilidade de transplantar, são mais fáceis de reutilizar, mais fáceis de serem encontrados. Retém mais umidade e tem ainda a vantagem de ser fácil fazer furos laterais caso queira aumentar a aeração das raízes.

Os Vasos de Cerâmica

São os preferidos pela maioria, dos orquidófilos. Tradicionalmente os vasos de barro têm sido usados desde o íncio da orquidofilia. São uma opção interessante para quem cultiva as plantas ao tempo, pegando chuva.
VANTAGENS: Maior drenagem e aeração das raízes
DESVANTAGENS: São mais pesado, maior retenção de sais da adubação.

Os Cachepot:

É uma das opções que mais tem se popularizado no últimos anos. Já existem no mercado opções de cachepot feitos com madeira não-maceira (plastico de alta densidade) que são mais duráveis.
VANTAGENS: Grande aeração das raízes, o que para algumas espécies (aclandiaes, schillerianas...) é um aspecto fundamental para o sucesso no cultivo.
DESVANTAGENS: O momento do transplante tende a ser um momento dramático, já que costuma haver uma grande destruição de raízes para soltar a planta do cachepot.

Os Vasos de fibra de Coco:

Muita gente acredita que os vasos de fibra de coco prensada são uma substituição perfeita dos antigos e proibidos vasos de xaxim. No entanto, infelizment...

Ir para a página:


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797