VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Orquídeas / Como cuidar das orquídeas em cada estação do ano
orquídeas em cada estação do ano

Matéria: Como cuidar das orquídeas em cada estação do ano

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

O clima brasileiro é muito variado, e isso se deve a dimensão continental de nosso país, portanto devemos observar as estações do ano para cuidar das orquídeas.

Em um país de dimensões continentais como o Brasil, há muita variação no clima e na forma como as estações se apresentam, já que somente as regiões mais ao sul do país possuem essa divisão marcada.

Para que as orquídeas fiquem sempre saudáveis é muito importante saber como cuidar das orquídeas em cada estação do ano.

Como cuidar das orquídeas durante a Primavera:

Assim que os dias voltam a ter mais luz, logo que acaba o inverno, as flores das mais diferentes espécies voltam a colorir os jard
ns, e não é diferente para a maioria dos tipos de orquídeas bem cuidadas. Neste momento, é importante tomar algumas atitudes diferentes:

O início da primavera exige o aumento da adubação das orquídeas. Mas assim como a água, a adição de adubo próprio para orquídeas deve ser gradativa. Comece diluindo fertilizantes líquidos em soluções diluídas, mas não exagere.

Quando novas flores começam a brotar, é importante aumentar a rega da planta. No entanto, muitos erram ao acrescentar água demais e encharcam a orquídea. O segredo é aumentar gradativamente a quantidade de água, sempre observando a umidade do substrato.

Como cuidar das orquídeas durante o Verão:

Durante a estação do verão é que as flores começam a surgir e a planta entra em fase de vigoração, pois está recebendo mais luminosidade e a luz do sol fica mais disponível. Podemos dizer que as orquídeas são como a nossa pele: podem ficar muito mais bonitas no verão, mas exigem muito mais cuidados.

Dependendo da região a quantidade de chuva aumenta consideravelmente no verão, fazendo que as orquídeas fiquem mais úmidas, e exigindo menos rega. No caso dos lugares de muito calor e pouca chuva, é possível que elas fiquem mais ressecadas e exijam mais água – além de precisarem, possivelmente, ser transferidas para um local mais fresco. O segredo é ficar de olho e regar apenas quando os dedos não puderem sentir que o substrato está úmido.

Evite o replantio da orquídea mesmo que o vaso esteja pequeno, em época muito quente, como por exemplo, no início do verão e principalmente no auge dele. O ideal e realizar esta tarefa na primavera.

Não exagere na adubação essa desatenção pode acabar matando a planta, principalmente os adubos em pó ou granulados, que podem chegar a queimar as raízes delas, prefira sempre os nutrientes líquidos e faça a adubação após o sol ter encerrado seu ciclo, procure realizar a adubação em termos de quantidade seguindo as instruções do fabricante. No caso da troca de composto, é importante não utilizar fertilizantes, pois o composto novo já contém os nutrientes necessários.

Como cuidar das orquídeas durante o Outono:

Com a queda das atividades das plantas ao longo do período que antecede o inverno, é importante estar atento às orquídeas, especialmente em um país tropical como nosso, onde o outono não é tão marcado. Confira os cuidados necessários:

Reduza as regas gradativamente: conforme a temperatura cai, reduza gradativamente a quantidade de água.

Como o outono vai representar a queda gradativa da atividade nas plantas, a exigência por nutrientes também pode cair , nessa época a necessidade de adubação pode ser diminuída.

O importante é evitar que os nutrientes se acumulem no composto. Nesse momento, pode ser uma boa idéia usar fertilizantes de liberação gradual.

Nessa época o sol vai mudando de lugar. O sol excessivo queima as plantas e é durante o outono que as orquídeas começam a reduzir o crescimento e entrar em hibernação. Por isso, o segredo é deixá-la quietinha. Não é o momento para troca de vaso ou realizar a poda.

Como cuidar das orquídeas durante o Inverno:

Algumas regiões no Brasil recebem ...

Ir para a página:


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797