VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Orquídeas / Iluminação correta para as orquídeas
Iluminação correta para as orquídeas

Matéria: Iluminação correta para as orquídeas

Autor - Fonte: Não informado


As recomendações para iluminação de orquídeas são muito variadas. Isso porque cada espécie de orquídea cresce em um ambiente diferente. Algumas vivem em matas fechadas, outras em ambientes abertos a pleno sol e outras ainda em regiões onde a luz penetra por entre as frestas das árvores. Para saber o tipo de iluminação correta para as orquídeas procure primeiramente conhecer a origem da espécie da sua orquídea, onde era seu habitat natural, clima, umidade e iluminação.

Apesar de existir uma iluminação específica para cada espécie de orquídea, existe uma regra bem simples que vai lhe ajudar a conferir se sua planta está gostando da iluminação que está recebendo
O que você precisa fazer é observar as folhas da orquídea.

Se as folhas estiverem sempre mais quentes que suas mãos ela precisa ser colocada mais a sombra, é sinal de que a luminosidade está excessiva. Folhas amareladas também é um sinal de luminosidade extrema.

Se a coloração da folha for um verde garrafa isso significa que elas está recebendo pouca luz (o que pode impedir o período de floração).

Não exponha a sua planta diretamente ao sol, isso poderá queimar as folhas. As orquídeas devem ser colocadas em locais arejados, mas livres de correntes de vento, com luz indireta do sol por algumas horas do dia, de preferência os primeiros raios de sol pela manhã ou no final da tarde.

Para evitar que sua planta sofra queimaduras é proporcionar um ambiente bem ventilado. A ventilação também previne que sua planta contraia doenças (fungos ou bactérias). Apenas observe que o vento não seja direto e intenso. Não estamos nos referindo ao vento para secar roupa no varal. Ele é péssimo para as orquídeas. O ideal é uma brisa suave, onde há apenas troca de ar.

Olhe atentamente as folhas das suas mudas plantadas diretamente em árvores nos primeiros dias para ver se não estão amarelando, e caso isso ocorre, mude as de lugar já que sua orquídea pode estar muito exposta ao sol. No habitat natural as orquídeas permanecem escondidas sobre galhos e folhas de outras plantas e recebem apenas uma pequena quantidade de raios de sol.

Meia sombra: A planta não fica exposta aos raios solares do período das 10h AM – 5h PM. Ela pode ficar sob o sol do início da manhã das 6hs as 9:30hs e do final da tarde a partir das 5:30hs.

Sombra: A planta não é exposta diretamente aos raios solares em nenhum momento do dia.

Pleno Sol: A planta pode ser exposta ao sol direto durante todo o período do dia.

Com estas dicas esperamos ter ajudado no seu conhecimento de como fornecer a iluminação correta para as orquídeas.


Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797