VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Plantas e Jardim / BOKASHI - adubo orgânico fermentado Página 2
Capa do livro bokashi adubo orgânico fermentado

Livro: BOKASHI - adubo orgânico fermentado Página 2

Autor - Fonte: Internet

Ir para a página:
...lo passa
a ser vista como componente importante da fertilidade do solo.
Atualmente, são conhecidos diversos tipos de adubos orgânicos, que diferem na sua utilização e preparação, entre eles diversos compostos orgânicos, adubos verdes, estercos de animais, vermicomposto ou húmus de minhocas e compostos fermentados do tipo Bokashi, entre outros.
O objetivo deste manual e apresentar, de forma simples e clara, a elaboração e utilização do adubo orgânico fermentado conhecido como Bokashi.

3. O que é o Bokashi?

O Bokashi e um adubo químico fermentado, uma mistura balanceada de matérias orgânicas de origem vegetal e/ou animal, submetidas a processo de fermentação control da. Seu uso e uma técnica muito antiga no Japão, trazida e adaptada ao Brasil no final da década de 80 por imigrantes japoneses.
A fermentação que ocorre na elaboração do Bokashi e predominantemente
láctica, porem ocorrem, simultaneamente, em pequenas proporções, as
fermentações acética, alcoólica, protônica e butílica.
Os nutrientes do Bokashi são disponibilizados sob a forma de quelatos
orgânicos, ou seja, estão presos nas estruturas orgânicas e tem a vantagem de não se perderem facilmente por volatilização ou lixiviação apos a aplicacao.
A ação mais importante do Bokashi, entretanto, e introduzir
microrganismos benéficos no solo, que desencadeiam um processo de
fermentação na biomassa disponível, proporcionando rapidamente condições favoráveis a multiplicacao e atuação da microbiota benéfica existente no solo, como fungos, bactérias, actinomicetos, micorrizas e fixadores de nitrogênio, que fazem parte do processo complexo da nutrição vegetal equilibrada e da construção da sanidade das plantas e do próprio solo.
Embora as matérias-primas para a produção do Bokashi possam ter alto
custo por kg, ele geralmente e aplicado em baixas dosagens, na ordem de 2 a 3 toneladas por hectare, o que corresponde a 200 a 300 gramas por m2, pois sua atuação não e somente na nutrição direta da planta e sim indireta, através do incentivo a vida do solo que promove a ciclagem de nutrientes e sua liberação para a nutrição das plantas.
Nessas dosagens, aliada ao manejo da biomassa produzida no próprio
local, a técnica do Bokashi torna-se altamente sustentável e economicamente viável.

4. Funções do Bokashi - adubo orgânico fermentado

O Bokashi alem de servir como fonte de nutrientes para as plantas, tem a
função muito importante de estimular o aumento e a diversidade de organismos que vivem no solo. Ou seja, melhora as condições de vida tanto para minhocas, gongolos e outros seres que vivem na terra, quanto para os microrganismos benéficos citados anteriormente.
No Brasil, ele e conhecido como Fermento da Vida, exatamente por que
traz vida ao solo, aumentando o numero e a diversidade dos microrganismos que vivem ali. No Sul do Brasil, existe um tipo de Bokashi chamado de adubo da independência, pois tem auxiliado os agricultores a reduzirem a dependência dos adubos químicos e agrotóxicos.
O Bokashi e essencialmente um revitalizador do solo, sendo recomendado
para solos exauridos e degradados ou que sofreram muito com o uso de adubos químicos e agrotóxicos. Ele também ajuda a restabelecer o equilíbrio dos organismos do solo e a quebrar os ciclos de algumas doenças e pragas.
Por ter quantidade balanceada de macro e micronutrientes, o seu uso
favorece a boa nutrição das plantas. Por esse motivo, tem sido usado tanto por produtores convencionais, com o objetivo de recuperarem a vitalidade de seus solos, como por agricultores orgânicos e por aqueles que querem fazer a transição agroecologica, pois ocasiona resultados animadores, como o aumento da produção e a melhoria da qualidade dos produtos.


5. Como fazer o Bokashi - adubo orgânico fermentado ?

Existem varias formulações de Bokashi, mas, geralmente, ele e feito a
partir de farelos e tortas ve...
Ir para a página:

Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797