VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Plantas e Jardim / Cultivo de plantas medicinais Página 2
Capa do livro cultivo de plantas medicinais

Livro: Cultivo de plantas medicinais Página 2

Autor - Fonte: Internet

Ir para a página:
... planta. Cada planta possui uma temperatura ótima de crescimento (em torno de 25ºC para as plantas tropicais), ou seja, uma faixa de temperatura que fará com que a planta se desenvolva no tempo certo, sem perda na produção.

• Luz - desempenha papel fundamental na vida das plantas, influenciando na fotossíntese, como crescimento, desenvolvimento e forma das plantas. A capacidade de germinação das sementes também pode estar associada à iluminação, dependendo da espécie a ser cultivada. Algumas necessitam de luz para brotar (a semente não deve ser totalmente enterrada), outras, porém, não necessitam tanto da luz para germinarem. Em muitas variedades, o fotoperíodo é respo sável pela germinação das sementes, pelo desenvolvimento das espécies e pela formação de flores e bulbos.

• Umidade - a água é um elemento essencial para a vida e para o metabolismo das plantas. Assim, a irrigação deve estar de acordo com a tolerância de cada espécie. A deficiência de água no solo (“stress” hídrico) pode aumentar ou diminuir os princípios ativos de acordo com a cultivar estudada.

• Altitude - à medida que aumenta a altitude (acima de 100 metros), a temperatura diminui 1ºC e aumenta a insolação, que interfere no desenvolvimento das plantas e na produção de princípios ativos. Plantas produtoras de alcalóides, quando em baixas altitudes, apresentam maior teor de princípios ativos.

• Latitude - teoricamente, plantas cultivadas em latitudes equivalentes (Norte e Sul) têm o mesmo desenvolvimento, época de floração e teor de princípios ativos.

3. Técnicas agronômicas para o Cultivo de plantas medicinais

• A área para cultivo deve dispor de, pelo menos, cinco horas de sol.
• Deve ser feita análise química do solo.
• O solo deve ter boa drenagem. A maioria das plantas medicinais produz melhor em solo férteis, leves e arejados,
com pH variando entre 6,0 e 6,5.
• A escolha da semente deve ser feita de acordo com os fatores climáticos, com a demanda local ou regional e sem
adição de agrotóxicos.
• A área deve ser protegida contra ventos fortes e ter boa disponibilidade de água para irrigação.
• A área deve ficar distante de fontes de poluição, como culturas que usam agrotóxicos e estradas poeirentas.
• O terreno deve ter pouca inclinação.
• Recomenda-se utilizar cobertura morta e adubação orgânica.

Preparo do solo para o Cultivo de plantas medicinais

A planta alimenta-se quase que exclusivamente pelas raízes, que também são responsáveis por sua fixação. Assim, quanto mais intensos forem o uso de máquinas e equipamentos e os excessos de preparo, mais prejudicada será a fertilidade do solo (erosão e perda de microrganismos, entre outros).
A correção da acidez é feita de acordo com a análise do solo. Geralmente, é utilizado o calcário, que pode ser necessário para não comprometer a absorção de nutrientes.

Tipos de adubos para o Cultivo de plantas medicinais

Adubo orgânico é todo produto proveniente da decomposição de resíduos de origem animal e vegetal com elevados teores de componentes orgânicos. Os mais utilizados são:

- Restos de cultura - fornecem matéria orgânica ao solo, contribuindo para melhorar sua fertilidade. Podem ser incorporados ou mantidos como cobertura morta.
- Esterco de animais - dejetos sólidos e líquidos de aves, bovinos e suínos que, depois de curtidos, são utilizados como adubo. Em geral, o esterco de ave é mais rico em nutrientes.
- Húmus de minhoca - devido à facilidade de produção nas propriedades, é uma alternativa de enriquecimento do esterco. É um adubo orgânico muito rico em nutrientes.
- Composto orgânico ou compostagem - é o processo de transformação dos resíduos através de microrganismos.
Obtido a partir de lixo (resto de alimentos, restos de culturas e dejetos de animais, entre outros) que é depositado numa pilha ou leira que dev...
Ir para a página:

Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797