VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Plantas e Jardim / Como curar com as plantas Página 2
Capa do livro como curar com as Plantas

Livro: Como curar com as plantas Página 2

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

Ir para a página:
... e sopas, conferindo um paladar especial ao prato. Quando dessecada conserva intacto o seu perfume.

É uma planta anual (que só cresce em determinadas épocas do ano). Apresenta-se com uma haste reta, suas folhas são verdes e brilhantes, um tanto carnosas. Para a preparação de medicamentos são utilizadas suas folhas frescas ou secas.

É conhecida ainda pelos seguintes nomes: manjericão-defolha-larga, manjericão-dos-cozinheiros, erva-real, remédio-de-vaqueiro etc.

ALFAZEMA

Nome científico: Lavandula Officinalis

Esta talvez seja uma das plantas aromáticas mais populares de nosso pais. Sua origem, entretanto, é européia. Pertence também à família das Labiadas. É m arbusto perene,
isto é, que não precisa ser replantado, cuja altura varia entre 50 cm a 1 m. Suas folhas são longas e finas, cobertas por uma lanugem esbranquiçada, distribuídas em vários
ramos. As flores são azul-violeta, reunindo-se em glomérulos com a forma semelhante a uma espiga.
A alfazema é indicada para os casos de nevralgia, excitação nervosa, insônia, vertigens, laringites, entre outras aplicações, além de sua utilização na perfumaria. Para a preparação de medicamentos, utilizam-se suas flores, que devem ser dessecadas ao ar livre e à sombra.

ALTEIA

Nome científico: Althaea Officinalis

Pertencente à família das Malváceas, a Altéia é uma planta perene (que não precisa ser replantada). Seu caule é reto e pode atingir a altura de dois metros. Suas flores possuem
cinco pétalas e as folhas são ovais, cobertas por uma lanugem prateada que dá a elas uma coloração prata. É também conhecida como malvaísco ou malvarisco.
A Altéia pode ser usada como laxante, calmante, diurético e expectorante. Esta planta se adapta bem a terrenos úmidos e pantanosos.

AMI

Nome científico: AmmíMajus

É encontrada na Itália, nos terrenos áridos. Pertencente à família das Umbelíferas, possui uma raiz lenhosa, caule cespitoso. Pode chegar à altura de 1,5 m. Seus ramos são finos e cilíndricos e as folhas franjadas. As flores são esbranquiçadas e amarelas e os frutos contêm várias sementes.
Esta planta possui várias utilidades terapêuticas, sendo indicada, principalmente, para problemas digestivos e favorecimento da secreção láctea e menstruações.

ANGÉLICA

Nome científico: Angelica Officínalis

Pertence à família das Umbelíferas. É uma planta herbácea (erva.) que possui caule reto e com ramos, quepode chegar à altura de 2 m. As flores, rosadas, são pequenas e perfumadas. A Angélica é indicada, principalmente, para problemas estomacais e também como
expectorante. EMÍste ainda uma outra espécie, a Angélíca Silvesáis, que possui as mesmas propriedades, mas ainda pode ser usada como planta ornamental, com a vantagem
de servir como estimulante de apetite para pessoas anêmicas.

AZEDA-CRESPA

Nome científico: Rumex Crispus

Muito utilizada na preparação de remédios caseiros, pois tem entre suas funções terapêuticas a propriedade de reconstituinte, laxante e adstringente para a tonificação da pele. É uma planta herbácea (erva) perene (que não precisa ser replantada), pertencente à família das Poligomáceas.

BORRAGEM

Nome científico: Borrago

Algumas pessoas utilizam esta planta para saladas. É uma erva anual, da família das orrináceas. Suas folhas são ásperas e as flores grandes, normalmente azuladas, mas também podem ser vermelhas. Elas se reúnem em cachos na extremidade da haste. A borragem é muito procurada para fins medicinais devido a suas propriedades emolientes, de purativas e sudoríferas.

BUXO

Nome científico: Buxos Sempervirens

É urna planta que cresce em terrenos rochosos e áridos, sendo muito comum na Sardenha (Itália). Pode chegar a atingir 4 m de altura. Suas folhas são ovais e finas. Entre suas propriedades está a analgésica, sendo indicada para combater febres intermiterites e reuma...
Ir para a página:

Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797