Você está em: Página inicial / Plantas e Jardim / Como curar com as plantas
Capa do livro como curar com as Plantas

Livro: Como curar com as plantas

Autor - Fonte: Equipe Floresbella

Ir para a página:

... Algumas das formas de preparar as ervas medicinais para tratamento incluem Cataplasmas, Decocção, Infusão e Maceração das quais estas serão explicadas neste conteúdo:

CATAPLASMAS

Para a preparação do cataplasma utilizam-se, sempre, ervas frescas, que devem ser esmagadas até que se obtenha uma substância semelhante a uma papa. Em alguns casos específicos, a erva pode ser fervida em um pouco de leite ou vinagre. Nos dois casos esperar que o liquido evapore completamente. Em seguida colocar a papa entre dois pedaços de gaze ou tecido bem limpo, de preferência linho, e aplicar sobre a parte do corpo afetada.
O cataplasma costuma ser utilizado para o tratamento de dores reum
ticas, inflamações da pele, inchaços, contusões, ulcerações, feridas e chagas.

DECOCÇÃO

Esse tipo de preparação de medicamento é utilizado quando a erva indicada pertence a categoria de plantas que não perdem a eficácia quando, expostas ao calor. 0 método da decocção também é adotado quando a receita especificar o uso das raízes, cascas, ramos e sementes, que pertençam a plantas compactas e lenhosas.
Nesse caso é necessário submeter a parte indicada da planta ao cozimento, em doses de água que variam de acordo com cada receita. A ebulição deve acontecer em fogo brando, podendo durar de algumas horas a poucos minutos, conforme a indicação. A decocção usualmente deve ser coada com um filtro de papel ou coador de pano. Para maior aproveitamento, deve-se espremer a papa obtida entre os dedos, retirando assim o máximo de suco. O cozimento é que vai permitir retirar da planta todos os seus princípios ativos.

INFUSÃO

Para preparar uma infusão é necessário cortar em pequenos pedaços a parte da planta que se for utilizar, tanto pode ser a folha, como as flores, raízes, caule etc. Em seguida, jogar água fervente. 0 recipiente utilizado deve ser fechado com uma tampa. A infusão deve durar, no mínimo, quinze minutos. Da mesma forma que a decocção, para coar utiliza-se filtro de papel ou então coador de pano.

MACERAÇÃO

Neste caso, para poder retirar todos os princípios medicinais de uma ou mais plantas, é preciso colocá-las num recipiente com tampa (urna garrafa, por exemplo) e acrescentar uma dose pré-estabelecida de água fria, álcool, vinagre ou vinho. Esse processo pode demorar de algumas horas a alguns dias, conforme especificar a receita. Também é necessário coar o líquido obtido.

ACACIA

Nome científico: Acácia Horrida, Acácia Senegal

A Acácia pertence à família das Leguminosas Mimosídeas.
Seus ramos são fortes e suas flores muito perfumadas. É através de incisões no tronco dessa planta, originaria da África do Sul, que se extrai a goma arábica, uma substância densa e pegajosa. A Acácia é recomendada para o tratamento de problemas intestinais, queimaduras, sendo indicada ainda para uso veterinário, uma vez que constitui um excelente remédio para nefrite canina.

ALECRIM

Nome científico: Rosmarinus officinalis

Segundo as crendices populares, o alecrim é uma planta que ajuda a espantar o .mau olhado., a inveja. Mas essa planta, que pertence à família das Labiadas, tem ainda inúmeras funções terapêuticas. É indicada, entre outras coisas, para o tratamento de abscessos, asma e reumatismo.
0 alecrim apresenta caule lenhoso, com folhas pequenas e finas. Suas flores são azuladas, possuindo também frutos. Esta planta exala um perfume forte, por isso é utilizada pela indústria de perfumes. Uma outra propriedade importante do alecrim é a de estimulante, dando força e vigor às pessoas com fraqueza e exaustão devido a atividades físicas e intelectuais.

ALFAVACA

Nome científico: Ocinum Basilicum

Pertencente à família das Labiadas é uma planta herbácea (erva), originária dos países com clima tropical, a exemplo do Brasil. A Alfavaca é aromática e pode ser muito útil na cozinha para a preparação de molhos ... 
Ir para a página:

Fale Conosco
Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797