Você está em: Página inicial / Orquídeas / Curso de orquídeas
Capa do livro curso de orquídeas

Livro: Curso de orquídeas

Autor - Fonte: Juscelino Nobuo Shiraki e Elaine Martinez Diaz

Ir para a página:

... De caráter introspectivo e observador, Juscelino demonstra nas plantas, especialmente nas orquídeas, a sua verdadeira paixão. Tanto é que não se furtou ao desafio de produzir artesanalmente o trabalho que ora o leitor tem em mãos.

O curso de Orquídeas é oferecido pela Escola Municipal de Jardinagem desde 2005, sob a atenta condução do Engenheiro Agrônomo Juscelino Nobuo Shiraki.

Cada flor, cada espécie, foi minuciosamente pesquisada pelo Professor que soube aguardar o melhor momento, a melhor luz, a melhor perspectiva, que gerasse a melhor foto. Tudo isso para que as imagens pudessem ser auto-explicativas, facilitando o entendimento do texto que, sem ilustração,certamente
seria de difícil leitura dado a infinidade de termos técnicos.

Organizada em dezoito capítulos, deste curso de orquídeas ouso dizer que trata-se de uma obra completa destinada ao público em geral, pois aborda aspectos de morfologia, habitat, crescimento, escolha de recipientes, substratos, controle de pragas e doenças e locais de cultivo de uma forma didática e ilustrada – como só um professor apaixonado pelo tema poderia fazer.

A obra também contou com a efetiva participação da Engenheira Agrônoma Elaine Martinez Diaz que sentou horas a fio junto ao Juscelino auxiliando-o a fechar o texto deste curso de orquídeas, a escolher os melhores termos, a torná-lo mais didático.

Por fim, acreditamos que com esta obra, a Escola Municipal de Jardinagem no âmbito do departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e da UMAPAZ Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz cumpre o seu papel de multiplicar e disseminar a informação, democratizando o conhecimento através da publicação de
todos os seus cursos oferecidos, que agora podem ser acessados também por meio eletrônico.

A obra Orquídeas fecha com “chave de ouro”, a série de títulos publicados pela Escola. Parabéns aos técnicos, principalmente ao Juscelino e a Elaine pela obra em questão, parabéns ao Luiz Henrique e Mariana Belmont, pela edição e revisão, e parabéns à UMAPAZ, em especial à sua diretora Rose Marie Inojosa, idealizadora da UMAPAZ e que sempre apoiou (e apóia) a universalização do conhecimento, da educação ambiental e da cultura de paz.

Boa leitura a todos!

Cristina Pereira de Araujo
Arquiteta
Diretora da Escola Municipal de Jardinagem/ UMAPAZ-1


CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO

As plantas popularmente conhecidas como orquídeas pertencem à família Orchidaceae e representam aproximadamente 10% de todas as plantas floríferas do planeta.

É um dos grupos de plantas mais diversificados, pois as adaptações a diferentes ambientes e polinizadores fizeram com que as orquídeas desenvolvessem grande variedade de estruturas vegetativas e florais relacionadas à sua sobrevivência. A Orchidaceae apresenta cerca de 35 mil espécies e 150 mil híbridos artificiais, oriundos de cruzamentos entre espécies diferentes.

Representantes desta família ocorrem em todas as partes do mundo, com exceção das regiões polares e desertos. A maioria das espécies ocorre nas regiões tropicais, sendo que o seu habitat vegetativo é bastante variável, podendo crescer diretamente no solo (terrestre), sobre pedras (rupícola), na matéria orgânica (vivendo como saprófita) e principalmente se desenvolvendo apoiada em outras plantas, em especial em árvores (epífita).

Devido à complexa interação ecológica com polinizadores e microrganismos, as orquídeas são também boas indicadoras ambientais. Nas regiões tropicais, onde aparecem em sua maioria como espécies epífitas, encontram-se entre as primeiras plantas a serem afetadas pela degradação ambiental e pela derrubada de florestas e entre as últimas a se instalarem nas áreas em recuperação.

Por crescerem nas árvores, muitas pessoas imaginam que elas são parasitas,o que é um erro. As orquídeas utilizam as árvo ... 
Ir para a página:

Fale Conosco
Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797