VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Plantas e Jardim / Paisagismo e Jardinagem Página 2
Capa do livro paisagismo e jardinagem

Livro: Paisagismo e Jardinagem Página 2

Autor - Fonte: Internet

Ir para a página:
...r, por sua vez, tem a função de oxigenar o ambiente urbano, cada vez mais poluído pela grande circulação de veículos e pela atividade industrial.

Jardinagem

A jardinagem é o trabalho de um profissional ou de um leigo para manter um local público ou privado de acordo com o plano paisagístico projetado para aquele lugar. Em outras palavras, é o processo de manter as plantas regadas, podadas e sadias, ou seja, a jardinagem é responsável pelo cultivo do jardim e pela garantia da sua existência.

A prática da jardinagem é, na grande maioria dos casos, destinada a fins ornamentais, mas ela também pode ser aplicada com fins educativos, como no caso de um zoológico ou jardim botânico, assim como na urbanização de determinados espaços na cidade, como praças e parques.

Dessa forma, podemos perceber como a jardinagem se relaciona intimamente com o paisagismo, uma vez que essas duas práticas caminham juntas.

O paisagismo é responsável pela concepção do projeto paisagístico da área, ou seja, pela distribuição das plantas ornamentais, equilíbrio das cores e das espécies que serão utilizadas e adequação da utilização do espaço.

A jardinagem entra no momento da implantação e da manutenção do projeto. Em outras palavras, as duas práticas são interdependentes, e uma estaria incompleta na ausência da outra.

Como contratar um bom jardineiro

Para ser um bom profissional desta área, é preciso que o jardineiro domine alguns conhecimentos básicos. Infelizmente, existem muitos jardineiros que não têm os saberes mínimos para exercer essa profissão, o que tem como conseqüência o prejuízo do jardim que deveria estar sendo cuidado.

Para evitar que isso aconteça com o seu jardim é preciso que sejam tomados alguns cuidados no momento de contratar uma pessoa para cuidar dele.

Vamos listar alguns passos, como sugestão, que você pode adotar no momento de escolher o prestador de serviços:

a) Peça indicações a conhecidos sobre profissionais em que eles confiam e que já puderam
verificar a qualidade do trabalho.

b) Peça referências de seus últimos trabalhos para conferir a qualidade do serviço prestado.

c) O bom jardineiro sabe lidar com as plantas de maneira segura, pois possui experiência com elas. Ele não tem a necessidade de fazer uso de artifícios verbais para “impressionar” o cliente.

d) A maioria dos bons jardineiros não procura serviço de porta em porta, pois eles têm sua clientela fixa que já conhece a qualidade do serviço.

e) Um bom profissional de jardinagem possui as próprias ferramentas, sempre bem conservadas.
Muitos dos chamados “maus jardineiros” são pessoas que não receberam uma profissionalização correta ou específica para esta área e muitos apenas encaram essa atividade como um “bico”, ou seja, um trabalho temporário para ganhar renda extra.

Se você pretende que seu jardim esteja sempre bem cuidado, com uma boa manutenção das plantas e do espaço, procure um profissional qualificado e com referências para exercer o trabalho.

Caso não tenha a intenção de contratar um jardineiro, mas fazer você mesmo a manutenção do seu jardim, listamos alguns “pecados” que devem ser evitados:

- Fazer uma poda desregrada, mutilando as plantas sem deixar condições para que elas sobrevivam.
- Adição de terra saibrosa, geralmente impermeável, nas áreas do jardim, o que impossibilita a passagem de água e é danoso às plantas.
- Aplicação de adubos sem o conhecimento da quantidade correta, o que pode intoxicar as plantas.
- Plantar árvores em buracos muito rasos, ou sobre lajes de concreto, o que impede que as raízes cresçam e as plantas se desenvolvam.
- Cobrir o gramado com muita terra, impedindo-o de respirar, o que provoca a morte da grama.

1.2 – Os jardins no Brasil e nas Américas

Um dos fatores que influenciam decisivamente na composição de um jardim é o contexto cultura...
Ir para a página:

Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797