Você está em: Página inicial / Plantas e Jardim / Paisagismo e Jardinagem
Capa do livro paisagismo e jardinagem

Livro: Paisagismo e Jardinagem

Autor - Fonte: Internet

Ir para a página:

... São responsáveis pela concepção do projeto paisagístico da área, ou seja, pela distribuição das plantas ornamentais, equilíbrio das cores e das espécies que serão utilizadas e adequação da utilização do espaço. A jardinagem entra no momento da implantação e da manutenção do projeto. Em outras palavras, as duas práticas são interdependentes, e uma estaria incompleta na ausência da outra.

Paisagismo e Jardinagem

Na história da evolução humana, podemos dizer que desde sempre o homem teve sua existência ligada intimamente à natureza, pois precisa dela pra sobreviver. Com o desenvolvimento das sociedades, é sensível que o ser humano tem se distanciado da natur
za, o que diminui a qualidade de vida de todos.

De acordo com os relatos históricos, percebemos desde as primeiras grandes civilizações uma preocupação com a manutenção do equilíbrio entre o desenvolvimento da sociedade e a preservação da natureza. A civilização Suméria, por exemplo, construiu os Jardins Suspensos da Babilônia no século VI a.C., que são considerados uma das sete maravilhas do mundo antigo.

No Brasil, o início do desenvolvimento do paisagismo se deu com a chegada da Família Real Portuguesa, em 1808, com o Rei Dom João VI. Devido à transferência da Corte para o Rio de Janeiro, a cidade foi urbanizada para recebê-la, e esse processo incluiu a criação de praças, parques e do Jardim Botânico para abrigar as espécies vegetais que o rei trouxe consigo.

Depois de Dom João VI, os reis Dom Pedro I e Dom Pedro II deram continuidade ao desenvolvimento do paisagismo no Brasil, trazendo célebres paisagistas europeus para a implantação de diversos projetos paisagísticos, principalmente na capital do Império, Rio de Janeiro.

Atualmente, o paisagismo impõe-se como uma necessidade fundamental para a sobrevivência e qualidade de vida dos moradores dos grandes centros urbanos, uma vez que serve para manter o equilíbrio do ecossistema, que é muito agredido pelo desenvolvimento das cidades.

Podemos dizer que o paisagismo é a arte de recriar tudo o que é belo. Tem sua origem na natureza, proporcionando belas paisagens e melhor qualidade de vida aos indivíduos e à sociedade.
A importância do paisagismo O paisagismo é uma atividade muito importante na vida de todos, ainda que muitos não o reconheçam como tal. Podemos dizer que ele tem duas funções essenciais: a social e a
ecológica.

A função social do paisagismo se dá por meio da implementação de espaços que têm o objetivo de favorecer o convívio entre a população de uma região, como praças, parques e espaços públicos.
Também podemos identificar a função social desta profissão quando pensamos que é por meio de um bom projeto paisagístico para uma grande cidade que a qualidade dos habitantes melhora, beneficiando a todos.
Essas melhorias podem se dar através de um projeto que melhore a arborização da cidade e o ajardinamento, o que ajuda a diminuir o calor naquele espaço e os índices de poluição.

Já o equilíbrio ecológico se mostra cada vez mais importante em um planeta que se preocupa crescentemente com a preservação da natureza. O equilíbrio ecológico depende cada vez mais do paisagismo, com seus projetos de implantação e manutenção de áreas verdes nas grandes cidades.

Para que exerça essa função, é preciso que o projeto paisagístico não leve em consideração apenas a dimensão decorativa, mas, sim, que procure se adequar o máximo possível as necessidades do local em que ele será executado. Isso significa incluir espécies de plantas que atraem pássaros e pensar no aumento da densidade das folhas, que são dois fatores essenciais para a promoção do equilíbrio do ecossistema.

Atrair pássaros às áreas urbanas é importante, pois eles são responsáveis pela dispersão das sementes das plantas frutíferas e também enriquecem a paisagem das cidades. A densidade folia ... 
Ir para a página:

Fale Conosco
Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google
WhatsApp: (11) 9 8104 7797